Pular para o conteúdo principal

CENTRO DE MEMÓRIA USIMINAS RECEBE PROGRAMAÇÃO EDUCATIVA EM AGOSTO

Por Sem Comentários4 min de leitura

Oficina do Tardes de Criação incentiva práticas de artes em diversas linguagens teatro, dança, literatura, música, artes integradas, cinema e outras

 

O Instituto Usiminas preparou uma programação para o mês de agosto com atividades da Ação Educativa que visam aproximar o público do universo das artes, educação patrimonial e ambiental. Inspirando a busca por conhecimento e muita criatividade, as atrações são gratuitas e contam com o patrocínio da Usiminas e realização do Instituto Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Pronac – 211736).

 

No sábado (6/8), às 15h30, o Centro de Memória Usiminas recebe mais uma edição do programa Tardes de Criação, que convida os participantes a explorar técnicas, materialidades e vivências coletivas. Nesta edição, o programa da Ação Educativa traz a Oficina de Performance, em que o corpo será o principal material de trabalho. A partir de instruções que apontam novos olhares para o cotidiano, os participantes vão inventar modos de ver e registrar o espaço, o tempo e o corpo, usando elementos como escrita, música e teatro.

 

Um novo olhar sobre a paisagem noturna do prédio do Centro de Memória Usiminas: essa é a proposta da Visita Noturna, que acontece sexta-feira (5/8), às 19h. A visita é uma experiência sensorial conduzida a partir de ativações que transformam o espaço e a coleção de arte exposta no Centro de Memória Usiminas, bem como o olhar dos visitantes para as cores, sons e ruídos que aparecem durante o percurso.

 

Do aço à floresta

Na terça-feira (9/8), às 8h e às 14h, haverá mais duas sessões das “Histórias do Aço”, com Flora Manga e Rosane Dias. Na visita guiada à Usina de Ipatinga, Flora Manga apresenta a jornada por trás da produção do aço. A atividade finaliza com uma oficina de pintura que usa tintas sustentáveis produzidas com agregado siderúrgico, material gerado em várias etapas da produção do aço.

 

As famílias vão poder desbravar o Viveiro de Mudas da Usiminas durante o Aventura no Viveiro, que será no sábado (13/8), com sessões às 8h e às 14h. O Viveiro de Mudas da Usiminas é um espaço de educação ambiental e preservação de um bioma típico da região, e será apresentado ao público por Flora Manga em uma visita regada com ludicidade e muitas histórias.

 

Mais uma atividade que celebra os 60 anos de operação da Usiminas é o Rota 60, que terá uma edição na manhã do sábado (27/8), às 8h, do bairro Bom Jardim. O passeio é conduzido por dois curiosos personagens, que investigam as peculiaridades de uma cidade com muitas histórias para contar. O percurso passa pela Usina, pelas obras de arte públicas da cidade, pela Casa do Artesão e é finalizada no Centro de Memória Usiminas.

 

Formação

O Curso de Formação de Professores deste mês traz como tema “O Ensino da arte no Brasil: experiências do movimento das escolinhas livres de artes”, com a multiartista Zaika dos Santos. O encontro será no dia 29/08 (segunda-feira), às 19h, no Centro de Memória Usiminas. Zaika dos Santos também é designer, pesquisadora e cientista/divulgadora de Movimento Especulativos como Afrofuturismo, African Futurism e Afropresentismo, NFT e Ciência de Dados.

 

Todas as atividades são gratuitas e para participar, os interessados podem se inscrever pelo WhatsApp da Ação Educativa do Instituto Usiminas: (31) 98437-3330.

Compartilhe:

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.