"Salve a arte, salva a glória, salva o máximo tesouro, a riqueza não passa: Cristo-Ceia do Caraça!"

SANTUÁRIO DO CARAÇA

Localizado na Serra do Espinhaço, Caraça seria o formato de um rosto humano. Auguste de Saint-Hilaire disse que o Caraça seria o grande desfiladeiro, que em tupi-guarani, significa desfiladeiro ou bocaina.

Por volta de 1770 a sesmaria do Caraça foi comprado pelo irmão Lourenço de Nossa Senhora que começou a construir um hospício(casa de hospedagem) para romeiros e uma capela barroca dedicada a Nossa Senhora Mãe dos Homens, devoção mariana tipicamente portuguesa. O objetivo do Irmão Lourenço era construir o santuário para buscar conversão dos homens para o plano de Deus, um lugar de retomada de vida à luz.

No final de sua vida, Irmao Lourenço faz a doação de suas terras à Fazenda Real, com objetivo de conseguir padres que dessem continuidade ao centro de romaria e missão, para que também fundasse uma casa para educação de meninos, O Caraça se destacou pelo seu trabalho dedicado a formação de jovens, com história de educação de mais de 150 anos. Hoje a Pousada possui 41 apartamentos e 8 quartos com banheiros externos, e algumas casas com acomodação mais simples, para hospedagem de até 200 pessoas, As diárias são com pensão completa, além de permitir a entrada na reserva natural, devido a grande quantidade de pessoas que se hospedam por lá, é importante que os interessados façam sua reserva de hospedagem com antecedência.

CONTATOS: 031 – 98978-3179 ou 98978-3180, ou pelo email- centraldereservas@santuáriodocaraca.com.br

O Santuário do Caraça fica a 184 kms de Ipatinga, quem vem para Santa Bárbara ou Barão de Cocais, o único meio de transporte para o Santuário é de táxi.



Autor:PAULO ROBERTO MALTA